quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Razões de uma candidatura



Maria José Fernandes



Colegas

Não vos dirijo palavras de circunstância, nem repetições do Manifesto Eleitoral desta lista
- Lista A Procuradores da República.
Esse Manifesto já foi publicado e é por vós conhecido.
Também não tenho vocação para arrazoados de lugares comuns e palavras de ordem estafadas.
O que pretendo é chamar a vossa atenção para a especial importância da próxima eleição de magistrados representantes dos seus pares no CSMP.
É que, se essa eleição sempre foi importante no passado, essa importância é acrescida no momento presente, em virtude das diferentes micro e mega-crises que enfrentamos.
Crise de valores, crise da justiça, crise de governo, crise financeira, crise económica, crise de autoridade; demasiadas crises, a par com ameaças à autonomia e impasses de governo, têm-nos a todos mergulhados numa situação explosiva.
É importante que demonstremos ao poder político que estamos empenhados e unidos, sendo que essa demonstração pode materializar-se numa votação expressiva nas eleições que se aproximam.
Trata-se de eleger os nossos pares, que por direito próprio estatutário passarão a integrar o nosso órgão governativo.
O CSMP decide, em grande parte, a nossa vida profissional, sendo um forum de onde emergem decisões da maior relevância, quer individual quer colectiva.
Não motiva a minha candidatura, nenhuma "agenda" nem interesse individualista; se assim estivesse motivada, não seria no Ministério Público que encontraria respostas.
Motiva-me o sentido de missão - e a representação no CSMP é missão difícil e dura, de resto!
Sou magistrada do MP há 22 anos e desempenhei funções em várias áreas jurisdicionais.
Representei o Estado em diferentes missões - negociações na U.E, C.E, OCDE - tendo sempre em mente, acima de tudo, prestigiar o País e o Ministério Público.
Se me elegerdes como vossa representante no CSMP, asseguro-vos uma representação responsável, ponderada e conforme aos interesses legítimos individuais e comuns à nossa Magistratura.
Sem bravatas quixotescas nem genuflexões a interesses hierárquicos diversos.

Os que me conhecem, sabem que assim será.

VOTEM! (o voto por correio pode ser enviado desde já )

Sem comentários:

Enviar um comentário